O amigo insistente de Lc 11, 5-13 não pede para si e, por isso, pede a qualquer hora e com a esperança de receber.
Mas aqui este amigo "desistente" sente demasiada preocupação em pedir e em dizer aquilo que eu acho que Deus quer ouvir. Assim não peço com a vida nem com a minha verdade pessoal.
A vergonha de pedir, bater e procurar... Sim, porque fazer isso é reconhecer que não temos nem somos capazes de tudo; não nos bastamos a nós próprios. Mas, se não o fizermos, nunca temos, não recebemos nem encontramos.
Pedir o que Deus quer, procurá-lo a Ele e ao seu amor, bater à porta da sua misericórdia. O resto será dado por acréscimo...
Nós, que somos maus, sabemos pedir coisas boas para aqueles de quem gostamos. O Pai, que nos ama, dá-nos o que tem de mais precioso: o seu Filho e o seu amor pelo Espírito Santo.
Isso não será suficiente para nós porque não alargamos o nosso olhar até ao horizonte de Deus e porque as nossas vontades não coincidem. Cada um que pense bem nos pedidos que faz a Deus: saúde, sorte, paz, boas notas, etc... Estas e outras coisas não surgirão como consequência de uma vida em Deus e cheia do Seu amor?
Deus dá-me a Sua presença, que é o Espírito Santo. Isso não me chega?
É pela Palavra de Deus que alargamos o nosso horizonte de vida e aprendemos a conciliar a nossa vontade com a d'Ele. Por isso é "Palavra de salvação". Salava-nos dos horizontes curtos e desejos de pouco ou mesquinhos.
Desejar menos que a santidade é pouco. E o querer pouco de Deus e de mim mesmo é falsa humildade.
Penso em mim, em certas situações da minha vida, e em algumas pessoas que conheço que são infelizes porque não ousam querer mais.
O meu desejo de encontrar Deus é fraco pelo medo de me encontrar com a minha verdade. Ele tem essa mania de nos revelar a nós mesmos... Esse medo é falta de fé e de confiança em Deus e no seu amor que é perdão e misericórdia. Senhor, aumentai a minha fé...
Peço-te, Senhor, o Teu Espírito
para querer o que Tu queres,
para experimentar e ver a Tua presença
que me dá um novo horizonte e novo alcance,
nova força, novo olhar e novo coração.
Cantarei ao Senhor enquanto viver;
louvarei o Senhor enquanto existir.
Bendiz, ó minha alma, o Senhor.
Sl 104 (103)
Sem comentários:
Enviar um comentário