quarta-feira, 26 de maio de 2010

Porque não apareceste?

Foi essa a pergunta que eu lhe fiz mais uma vez, por mais uma ocasião. "Lá está o senhor padre a controlar a cena!", disse em jeito de reparo para que eu notasse que não gosta de ser controlado. "Aquilo era uma grande seca e o pessoal não aparece. Assim não tem piada; não mexe connosco; não adianta nada."

Todos os critérios que eu não gosto de ouvir. Apetece-me berrar... Seria uma gritaria inútil mais uma vez.

Tento outra abordagem: "Sabes qual é a nossa diferença? - disse eu calmamente puxando de um cigarro.

Tu só pensas nos que não estão cá. Eu só penso nos que cá estão, nos que participam. E mesmo que fossem só duas pessoas, serão essas que um dia hão-de ser exemplos para os outros, hão-de mexer com os outros, hão-de cativar os outros, hão-de criar um brilho nos olhos dos outros.

Tu achas que deixas alguém com um brilho nos olhos? Quando os teus olhos forem capazes de perceber se aquilo que tu és, fazes e dizes gera ou não um brilho nos olhos dos outros, então pensa assim: "Se tem brilho, bendito seja Deus, estou a ajudar alguém a ser feliz".

Se não tiver o brilho nos olhos pensa antes: "O que estou a fazer ou a não fazer para que não haja brilho naqueles olhos?" E, talvez assim, vejas como é importante fazeres brilhar os olhos das pessoas que te amam.

Enquanto os teus olhos não distinguirem o brilho ou a falta dele nos olhos dos outros não sabes distinguir o que é uma vida correcta ou uma vida irresponsável, uma vida com amor ou de futilidades, uma vida com Deus ou sem Ele, uma vida séria e verdadeira ou uma ilusão que tu próprio constróis, uma vida com sentido ou uma vida de mer***...

E afastei-me.

Não sei se mais revoltado e triste com a minha incapacidade de lhe fazer brilhar os olhos ou se com a sua falta de vontade em olhar a vida com esse brilho feliz...

Meu Deus, concede aos jovens o dom da perseverança. E a mim também...

2 comentários:

  1. “Aquilo era uma grande seca e o pessoal não aparece. Assim não tem piada; não mexe connosco; não adianta nada."

    Esta é realmente uma prova das ideias pré-concebidas que o pessoal da nossa idade tem… Como estão enganados…
    Mexe connosco mexe! Muda as nossas vidas e ajuda-nos a enfrentar as dificuldades da nossas vida de jovens!
    Ver como Cristo se revela nos que nos rodeiam.
    Ver o entusiasmo que aqueles que dedicam a sua vida totalmente a Deus colocam em tudo aquilo que fazem.
    Ver o brilho nos olhos e o sorriso maroto que nos apresentam ao colocar-nos frente a frente, a olhar nos olhos de um amigo, e ao perceberem que isso vai mesmo mexer connosco.

    E depois há um facto que quem tem esse tipo de conversa não se apercebe : os jovens que se reúnem na Igreja não são só dados à “beatice”.Também se juntam para fazer outras coisas. São AMIGOS.
    E a amizade vê-se muito para além de nos darmos bem nas actividades do grupo de jovens ou do movimento a que pertencemos.
    A amizade constrói-se todos os dias, com a preocupação com o amigo, com o partilhar as alegrias, com o ir beber um cafezinho ou o ficar a conversar horas e horas.
    E isso mexe connosco porque esta amizade é verdadeira.
    Porque nunca é uma amizade a dois.
    É uma amizade que é sempre pelo menos a três porque se constrói a partir do Amor de Cristo.


    Um beijo prior,
    e obrigada por nos fazer brilhar os olhos. E acima de tudo por nos mostrar o brilho que há nos seus.... Que nos mostram como é possível viver a vida a sério e como faz todo o sentido procurar e servir este Deus que está presente e pronto a ajudar-nos em todos os aspectos da nossa vida (ainda que muitas vezes não o queiramos aceitar...)

    ResponderEliminar
  2. Li e fui deixando que aquela lágrima caísse,
    e com ela veio outra e outra...
    Depois de uma noite a vaguear pelas ruas,
    a conviver,
    a conversar,
    a andar de casa em casa a descobrir a arte de cada um,
    Depois disto chego a casa venho aqui e percebo que o essencial anda por ai perdido,
    Tudo aquilo que é aqui dito sente-se e vê-se e isso mexe cá dentro e mexe porque impossível é não deixar mexer e morrer assim sem perceber que a vida é uma dádiva e não algo só nosso com o qual fazemos o que queremos sem mais nem porque...
    O importante é que a vida é tudo aquilo que nos faz felizes, tudo o que nos faz amar, mas também é tudo o que nos magoa, todas as lutas que perdemos e ganhamos, a vida é o que nos faz realmente ser e ter uma vida e não uma vidinha como alguém me disse um dia...
    Que esta busca diária continue para que realmente o cheguemos a conseguir e VIVER=D

    Saudades de viver convosco [abraço]

    ResponderEliminar