quinta-feira, 7 de julho de 2011

Uma nova evangelização para a transmissão da fé cristã

O tema da nova evangelização está na ordem do dia do debate teológico e pastoral.
Mais que um simples tema académico ou simples fruto de uns quantos carolas, o magistério da Igreja tem feito seu este debate desde a Evangelii nuntiandi de Paulo VI, continuada com João Paulo II que queria uma evangelização "nova no seu ardor, nos seus métodos e nas suas expressões" (Discurso à CELAM a 09/03/1983) no respeito e fidelidade pela tradição da fé.
Estamos em tempos de tensão, de mudança e, sobretudo, de discernimento. Temos muito a aprender e a rever. E nós, cristãos, ou fazemos parte dessa mudança ou seremos um dia acusados da estagnação do Evangelho e fechamento da Igreja em si mesma.
O Papa Bento XVI, que muito tem falado deste tema, convocou para o próximo ano um Sínodo dos Bispos com este tema: Uma nova evangelização para a transmissão da fé cristã.
Vale a pena ler os Lineamenta mandados às dioceses do mundo inteiro e procurar respostas às questões colocadas. Podemos ler ou copiar o documento em http://www.vatican.va/roman_curia/synod/documents/rc_synod_doc_20110202_lineamenta-xiii-assembly_po.html

Lembro dois reptos de D. José Policarpo por ocasião do Congresso Internacional para a Nova Evangelização: o sentido da missão dos cristãos e a especificidade da pastoral juvenil.



1 comentário:

  1. Não é só um longo caminho...é preciso Arte! Nem todos temos.
    Adília Silva

    ResponderEliminar