terça-feira, 13 de abril de 2010

Ramo de amendoeira: um título apenas ou algo mais?


Tinha de ser qualquer coisa de diferente, de contrastes e contrários.

Tinha de mostrar a fraqueza que é pessoal, mas também a força que me vem do Alto e que é feita esperança. O blog é isso... Consciência da escuridão e eco da esperança. A certeza da fraqueza e a experiência da força que levanta. Saber que nada sou e saber que Ele é tudo em mim... A surpresa da relação. A ousadia da fé 

Tinha de fazer referência à Palavra de Deus. Tinha de ser anúncio da esperança no meio da desorientação. A Palavra que nos leva ao encontro, que nos cria e re-cria no amor divino. 

Tinha de referir os jovens. Os jovens a quem Deus tanto ama no Seu Filho Jesus e que a Sua Igreja que não se cansa de desafiar a serem "sentinelas da manhã" e aurora de um mundo novo. Os jovens que sirvo, que amo, com que caminho, que tanto me ensinam, que tanto me fazem sofrer... A juventude: tempo de dúvidas e de grandes ideais, do tudo e do nada. Dos contrastes. da beleza, da esperança. E, meus amigos, eu tenho tanta esperança em vocês!

Então lembrei-me: Ramo de amendoeira. Com a ajuda de D. António Couto, bispo auxiliar de Braga, ordenado em 2007, biblista, poeta e profeta que escolheu esta mesma frase como lema e programa do seu ministério episcopal. Sou assíduo às suas reflexões.

Também o cónego António Rego usou esta frase como título do seu último livro.

E assim ficou. Vale a pena pegar na Sagrada Escritura e fazer a meditação deste texto.

"Foi-me dirigida a palavra do Senhor nestes termos: «Que vês, Jeremias?» E eu respondi: «Vejo um ramo de amendoeira». «Viste bem - disse-me o Senhor - porque Eu vigiarei sobre a minha palavra para a fazer cumprir. " (Jeremias 1, 11)   

Comentem. Não garanto resposta rápida mas apenas que caminharemos juntos.

6 comentários:

  1. O Ramo de Amendoeira...

    Bonito. A amendoeira é a 1ª árvore a florir, ainda é Inverno cerrado e já ela nos presenteia com o seu rebento, a sua flor...
    Numa tarde ainda tão recente, de questões e respostas, depois do Sacramento da Reconciliação, vagueei pelo campo,ao vento, e fi-lo... com um ramo de amendoeira a florir na mão...
    Obrigada por ser pastor dos jovens, por ser meu pastor, o pastor que nos conduz ao verdadeiro Cordeiro que é Cristo. Obrigada do fundo do coração! Rezo por si, por essa garra, essa força que parece não ter fim; pelo empenho que põe em tudo o que faz!

    Faço minhas as palavras do Profeta Isaías:

    "Deus é o meu Salvador
    Tenho confiança e nada temo.
    O Senhor é a minha força e o meu louvor
    Ele é a minha Salvação." Is 12,2

    Obrigada por nos ajudar a descobrir este Senhor que nos ama incondicionalmente, que nos faz tão felizes através daqueles que vai colocando no nosso caminho. :)

    Complota Joana

    ResponderEliminar
  2. O ramo ...

    pois é nao podia mesmo de deixar de lhe dar os parabéns primeiro que tudo pela coragem e pela iniciativa ...

    tenho muito a agradecer-lhe ... a sua entrega, o seu SIM verdadeiro, a sua forma de ser e estar que dá confiança a nós jovens que tanto vacilamos no dia-a-dia ! Obrigado por ser um dos ramos que nos suporta , que tem estas folhas tão finas , os jovens , e por nunca nos deixar cair , ou se cai-mos por nos levantar logo.

    obrigado por me ter feito questionar tudo aquilo que dava por ja construído e voltar a contruir!

    é um verdadeiro exemplo de AMOR , pois entrega-se sem medida a tudo aquilo que aparece no seu caminho !

    por mais que quizesse agradecer , nao conseguirei dizer tudo ...

    *obrigado pelo olhar que enche cada um !


    Obrigado por SER AQUILO QUE É!


    penso em si e rezo por si porque sei que mesmo longe está bem presente.

    * a outra complota

    ResponderEliminar
  3. Bendito seja Deus pelas complotas.
    É por pessoas assim que Deus nos recompensa.
    Um grande Beijinho e uma bênção.

    ResponderEliminar
  4. bem isto vai para aqui um emaranhado de complotas que nem sei...
    não me quero repetir, quero apenas reforçar os que as complotas disseram e, também eu agradecer ao Inspirador de todos nós por o ter posto no nosso caminho, essencialmente,
    pelas palavras sentidas que sempre diz.
    isso não seria possível se não houvesse esse amor que corre nas veias =D

    lili[a não complota]

    ResponderEliminar
  5. bom dia e obrigado e Lili.
    dou mesmo graças a Deus por ti.
    vou ver o teu blog e pôr uma ligação no meu se achares bem.
    um grande beijinho e a bênção

    ResponderEliminar
  6. à vontade...
    ligação feita=D
    o que espera?
    beso*

    ResponderEliminar