sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Quem és Tu?


Quem és Tu, doce luz que me inundas
E iluminas a escuridão do meu coração?
Tu que me conduzes pela mão como uma mãe
E, se me largares, não conseguirei dar mais um passo.
Tu és o espaço que envolve o meu ser e o guarda em si,
Abandonado por Ti, tombaria no abismo do nada
De onde me tiras para me elevar até à luz.
Tu, mais próximo de mim que eu de mim próprio,
Mais interior que o meu ser mais íntimo
E, contudo, inatingível e desconhecido,
Ultrapassando todo o nome:
Espírito Santo - Amor eterno.


Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein)

2 comentários:

  1. Às palavras de uma Teresa respondo com as de outra... É a oração de J. H. Newman, adaptada pela Beata Teresa de Calcutá que a sugeriu como meditação diária às Missionárias da Caridade.

    “Ó Senhor, ajuda-me a difundir a Tua fragrância por onde quer que eu vá.
    Inunda a minha alma com o Teu Espírito
    e com a Tua vida.
    Penetra em mim e apodera-Te
    do meu ser de modo tão completo
    que toda a minha vida seja uma irradiação da Tua.
    Ilumina por meu intermédio cada alma
    e toma posse de mim de tal modo
    que cada alma de que me aproxime
    possa sentir a Tua presença na minha alma.
    Faz com que, ao ver-me,
    não me veja, mas a Ti.
    Fica comigo.
    A minha luz virá toda de Ti, Senhor,
    e nem sequer um raiozinho será meu.
    Serás Tu a iluminar os outros
    por meio de mim.
    Sugere-me o louvor que mais Te agrada,
    iluminando os outros à minha volta.
    Que não te pregue com palavras,
    mas com o meu exemplo,
    com a influência das minhas acções,
    com o fulgor visível do amor que o meu coração recebe de Ti.
    Ámen.”

    ResponderEliminar