terça-feira, 26 de abril de 2011

Uma viagem aos Estados Unidos

Precisava de mudar de ambiente, precisava de um empurrão, precisava de uma experiência nova, precisava de qualquer coisa cuja falta já se fazia notar.


Vencidas todas as argumentações para não ir e todas as dificuldades de fazer uma viagem enorme a outro continente sozinho, lá embarquei.


A experiência da solidão no meio da multidão ao passar por dois países. Ninguém com quem conversar. A ajuda da música, da leitura, por fim, da oração... no meio de um aeroporto. As horas passam devagar. Depois a correria, novamente a espera pelas horas entre a partida e a chegada.
Chegando ao desconhecido foi constatar a imensidão, a diversidade de um país como os Estados Unidos. O primeiro contacto: o padre Manuel que procurava um outro padre atrapalhado no meio do aeroporto de São Francisco. A primeira conversa, os primeiros olhares sobre a grande cidade de São Francisco.


No dia seguinte, em duas horas de carro, a enorme Califórnia. Muitas perguntas sobre a realidade que se estendia diante dos meus olhos. Tantas ou mais perguntas sobre o estado da nossa pátria. Viriam a ser muitas essas conversas.


Um retiro com casais num local esplêndido dos franciscanos. Cerca de 30 casais, todos eles com idade para serem meus pais. As primeiras palavras, as primeiras orações em conjunto. E foi nascendo a confiança no meio do acolhimento fraterno que todos eles me deram. "Tenho sede: a sede de Deus pelo homem". Sentiam-se com as voltas trocadas: então mas não é o homem que tem sede de Deus? Foram percebendo, com a ajuda da samaritana de Jo 4, como a iniciativa é sempre de Deus que nos procura.


Findo o retiro, algum descanso. Vamos ver o mar, vamos conversar sobre o cá e lá, a realidade de quem saiu da sua terra á procura de vida melhor, o trabalho árduo, a correria da vida, o estilo de vida americano: sem parar...


Os dias que tinha até ao próximo retiro iam dar para conhecer aquela realidade que me fascinava cada vez mais. E como seria a realidade eclesial dos jovens. Veio a resposta. Uma noite de adoração eucarística, uma eucarístia vivida, um encontro com 50 jovens, um testemunho vocacional em inglês macarrónico. Aqui reza-se! Sem preocupações com opiniões de terceiros ou quartos, sem vergonha nos gestos mas com autenticidade e coerência entre o interior e o exterior. A música e os gestos que conhecia do youtube mas agora rezada e cantada por mim... A emoção! Os rostos que se recordam: se eles e elas estivessem aqui comigo a rezar com eles.


Vidas desfeitas, vidas apressadas, vidas reconciliadas no sacramento e na oração onde o tempo parece parar. Estamos aqui para isto. Os abraços depois de recebido o perdão, os braços levantados quando sentimos o peito apertado com a emoção da presença amorosa de Deus, os olhos a tremer diante do Senhor que se faz alimento.


Depois a vida. Quer-se coerente com aquilo que ali se foi fazer. Partilham-se vitórias e derrotas, experiências e lições. Se eles estivessem aqui, volto a pensar.


Se na oração não há juízos que deixam rótulos, também na partilha não existem. Uma linguagem dura, uma exigência séria. Achariam muito moralista, talvez. Mas veriam como estes jovens de cá se esforçam na coerência de vida.


Outro retiro. Mais gente mas menos pessoal. A procissão do Senhor dos Passos: as dores do amor crucificado são como dores de parto que dão lugar a uma vida nova orientada pela fé.


Novamente a grande cidade, outro avião, mais umas horas sozinho no meio da multidão.


Digere-se o que se viu, sentiu e se fez. Lá não dava, penso para comigo. Somos pouco emotivos e muito frios e com rapidez colocamos rótulos. Temos medo de arriscar, de inovar, de partilhar com quem pensa e faz diferente. Perdemos a criatividade. Lá a "moda" é outra. Não sabendo partilhar sentimentos com medo do sentimentalismo querem voltar a esconder-se nos devocionalismos vazios... Se vissem isto...


A chegada. Nada mudou. A correria começa logo. Como foi? Conto várias vezes, mas os sentimentos ficam calados. Chega a Páscoa. Mais do mesmo. Trabalho acrescido com a Igreja a sofrer como mãe que vê o filho a afastar-se. Mas se vai haver Páscoa será dentro do peito, longe das vistas. Haverá Páscoa pelo que vi do outro lado do oceano.


(em cima a igreja de Turlock)

9 comentários:

  1. Gosto do tema do primeiro retiro que orientou lá... ;-)
    Que se faça "Páscoa dentro do peito" de cada um de nós...

    ResponderEliminar
  2. Tiveram os dois o mesmo tema. Eram retiros para pessoas diferentes e, por isso, deu para fazer o mesmo retiro duas vezes.

    ResponderEliminar
  3. "Aqui reza-se! Sem preocupações com opiniões de terceiros ou quartos, sem vergonha nos gestos mas com autenticidade e coerência entre o interior e o exterior."

    hoje na viagem de carro, conversou-se 2seg sobre Ele...
    alguém que se diz zangado com Ele, afinal não é Ele, é a Igreja...
    e deixei passar esses 2seg de conversa,
    apenas sorri e pensei bem cá dentro.
    Só mais tarde, em oração, percebi os 2seg que desperdicei e percebi que talvez ainda hajam 2seg a ganhar...
    lembrei do pe.ricardo e das suas conversas,
    dos "jogos" do fé4missão[convençam-me que Deus existe]
    e depois pensei...
    neste caso tenho que mostrar a Igreja e este post...
    pfuuuu!!!
    tocou cá fundo e fez lembrar de novo o que valem 2seg.

    mesmo sem ir perceber nada do que dissessem...
    queria lá ter estado...
    queria também uma viagem destas...
    por agora, desenham-se outros caminhos para mim =D

    ResponderEliminar
  4. Não sei consigo imaginar "a grande cidade, outro avião, mais umas horas sozinho no meio da multidão" quando se está cheio e enquanto se digere o que se viu, sentiu e se fez... Toda a beleza seria como que pura beleza e não motivo para se perder...

    Mas gosto :)
    **

    (P.S. - Realmente a sua pessoa e as cores não conjuga :P)

    ResponderEliminar
  5. Lili R. que outros caminhos são esses?
    Lili Nabais pq é que a minha pessoa e as cores não conjugam? Sou assim tão cinzento?
    Beijinhos às duas

    ResponderEliminar
  6. Não digo que seja cinzento, talvez mais azul e beje :P Mas por acaso ontem comentou-se a falta de, sei la, bom gosto (sem represalias pff) na escolha e conjugação da imagem e do fundo deste blog :P

    ResponderEliminar
  7. por agora os caminhos dos estudos
    e depois quem sabe o tempo das viagens...
    no entanto também posso dizer que os caminhos é o futuro e que desconheço-o...
    quanto as viagens há diferentes viagens e as que puder fazer faço =D

    [quanto à combinação do fundo... acho que consegue melhor (sem represálias)]

    quanto as cores...
    bobeira=D

    ResponderEliminar
  8. Gosta do contraste!? Por aí se vê...

    Digamos que alteração me parece um pouquinho melhor´, além de ser uma imagem muito sugestiva :P

    ResponderEliminar