terça-feira, 26 de abril de 2011

Uns minutos na companhia de Jesus Eucaristia

Não é necessário, meu filho, que saibas falar muito e bem para que Eu goste do que me dizes. Fala-Me com simplicidade, com o coração, como falarias com o teu pai, ou com o teu irmão, ou com o mais íntimo dos teus amigos.
Precisas de Me pedir alguma coisa em favor de alguma pessoa? Diz-me de quem se trata e que bens queres para ela. Pede, pede muito, que Eu gosto de corações generosos que, esquecendo-se de si próprios, se comovem com as necessidades alheias.
E para ti, não precisas de nada? Fala-me das tuas fraquezas, pede-Me que te ajude nos esforços que fazes para lutar contra elas. Não te envergonhes: há no céu tantos santos que tiveram os mesmos defeitos que tu... e lutaram... e recomeçaram tantas vezes... e pouco a pouco foram melhorando. Não duvides em pedir qualquer bem, conceder-te-ei o mais conveniente para a tua santificação.
Conta-me os teus planos, o que te preocupa? Em que pensas? O que desejas? O que ocupa hoje particularmente o teu coração? Quais são os teus sonhos e projectos?
Estás triste por algum motivo? Conta-me as tuas tristezas ao pormenor. Aproxima-te do meu coração, tantas vezes ferido pelos homens e encontrarás consolo no teu.
Temes algum mal? Abandona-te nos braços da minha providência. Estou contigo, tens-Me ao teu lado! Conheço tudo e nunca te abandonarei.
E tens alguma alegria que queiras contar-me? Conta-me o que, desde a última vez que estiveste comigo, te deu consolo ou fez sorrir o teu coração. Quem sabe se não tiveste alguma boa notícia ou alguma vitória nas tuas lutas, talvez tenhas vencido dificuldades ou saído de apuros...? Não te esqueças que tudo quanto te acontecer, enquanto estiveres perto de Mim, será para teu bem e motivo de acção de graças.
Concretizámos um propósito? Bem sabes que a nossa intimidade será maior na medida em que te esforçares  por me amar. Este é o momento da sinceridade: tens a resolução firme de evitar o pecado? Voltarás a ser amável com aquela pessoa que te incomoda? Desejas seguir sempre o caminho do amor, mesmo que implique sacrifício? Esforçar-te-ás por trabalhar melhor? Ter-Me-ás presente nas tuas orações? Voltarás sempre para Mim, aconteça o que acontecer?
Continuamos a nossa conversa amanhã? Agora volta às tuas ocupações; mas procura viver em tudo a caridade, ama a minha Mãe, que também é tua e conta contigo.
Volta outra vez amanhã, com coração cheio, mais entregue a Mim. No meu coração alcançarás cada dia mais amor, novos benefícios, consolos...! Aqui te espero!

(inspidado num texto de Sto. Afonso Maria de Ligório)

É tão simples, não é?
E tantas uso de palavras vazias sem encher o silêncio da Sua presença.
Tantas vezes quero coisas grandes quando devia quere-Te a Ti mesmo que és o Altíssimo.
Tantas vezes quero tanta coisa quando só uma é necessária: escolher a melhor parte, escolher-Te a Ti mesmo, ó meu Deus e meu tudo.

4 comentários:

  1. E que belo exame de consciência... E quanta simplicidade... E quanto deleite ao lê-lo...

    Merci **

    ResponderEliminar
  2. Que lindo! Obrigada.
    Beijinho
    Xana

    ResponderEliminar
  3. O Senhor... envia-nos a cada momento...tudo quanto necessitamos! Só não podemos fechar o coração. Este era...é ...o texto ...A MENSAGEM, de que hoje tanto precisava.
    ... ...
    EU ACREDITO
    Eu acredito no SEU AMOR! Mas há momentos em que me esqueço ...
    Obrigada senhor Padre pelo seu Trabalho
    Adília Silva

    ResponderEliminar
  4. Não consigo deixar de me arrepiar cada vez que leio e rezo com este texto... e relembrar o momento e o local em que fui voz de parte destas mesmas palavras faz arrepiar ainda mais...
    "tudo quanto te acontecer, enquanto estiveres perto de Mim, será para teu bem e motivo de acção de graças". Como gostava de ter sempre estas palavras na minha consciência... graças, Senhor, pelas maravilhas que me concedes e pelas dificuldades que encontro e/ou coloco no meu caminho...
    fez-me muito bem rezar este texto agora. :-)desinstalou-me...

    ResponderEliminar