terça-feira, 6 de setembro de 2011

Árvore

Eu sou uma árvore plantada por Deus.
A semente da Palavra caiu num terreno difícil, árido, lavrado pelo pecado.
Sem saber como, a semente foi crescendo (Mc 4, 26-32) e deu uma árvore.
A árvore voltou a ser cortada pelo tronco, por causa do pecado.
Do tronco brotou um rebento, que voltou a crescer e tornou-se novamente árvore.
Esta árvore já tem uma certa altura e faz parte de uma floresta.
Muitas aves do céu contam com esta árvore e procuram nela abrigo, remédio e alimento.
A árvore gostaria de ter sempre tudo isso, mas tem de obedecer ao tempo, e dar abrigo, semente, folhas e fruto na sua devida altura.
Esta árvore é agitada pelo vento que espalha a sua semente e renova as suas folhas.
A árvore é aquecida pelo sol e sofre com a geada e o frio.
Esta árvore tem alguns ramos secos, onde não há folhas nem fruto.
A árvore não consegue partir os ramos secos. Precisa do vento forte ou que alguém venha cortá-los.
Esta árvore tem vergonha dos seus ramos secos, mas tem confiança que eles hão-de ser cortados na devida altura.
A árvore não cresce como quer mas depende do sol.
E precisa de água e alimento para continuar a crescer e a dar fruto.
Esta árvore precisa de ter raízes fortes para suportar as tempestades da vida, senão é arrancada pela raiz.

«Só em Deus descansa a minha alma, d’Ele vem a minha esperança.
Ele é o meu refúgio e salvação, minha fortaleza, jamais serei abalado.» Sl 61(62)

1 comentário:

  1. Grande metáfora, fez-me lembrar alguma coisa...
    Rezo por si*

    ResponderEliminar